A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com patrocínio do Instituto Cultural Vale está realizando a primeira etapa do Inventário dos Bens Culturais da ARQ-RIO.
O projeto, realizado com equipamentos modernos, envolve a captura de imagens em 360º, fotografias tridimensionais e uso de drones, visando principalmente identificar uma diversidade de objetos desconhecidos até mesmo dos órgãos de patrimônio e da população em geral, pertencentes às igrejas e capelas das periferias da capital fluminense, verdadeiros testemunhos da memória de bairros que outrora foram engenhos, freguesias e centros populacionais.
Além disso, numa segunda etapa, todos os monumentos tombados receberão câmeras de segurança e serão igualmente catalogados. Também ocorrerão capacitações direcionadas a diletantes, estudantes e responsáveis por acervos, além de exposições itinerantes, visitações de escolares a monumentos, impressão 3D de objetos simbólicos do patrimônio arquidiocesano e radiografia de algumas das peças mais importantes catalogadas.
Todo este material estará acessível à administração arquidiocesana e ao público em geral através de um portal de internet e publicação impressa.