No dia 11 de julho foi inaugurada a Exposição Itinerante do Inventário da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sob a realização do Ministério da Cultura, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o apoio financeiro do BNDES e a Procult, cujo propósito é o de apresentar os objetos mais relevantes do inventário às diversas comunidades que compõem nossa Arquidiocese. Estas devem se sentir inseridas no processo como verdadeiras herdeiras de um patrimônio de grande importância, mas muitas vezes negligenciado.
O ponto de partida escolhido foi o Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz, uma das maiores referências na museologia comunitária brasileira. A exposição conta com módulos expositores portáteis, facilitando seu translado e adaptação a diversos espaços, localidades e instituições, tanto na etapa atual quanto nas subsequentes. Réplicas dos objetos mais simbólicos pertencentes ao acervo arquidiocesano foram feitas em impressão tridimensional, permitindo que tais objetos possam ser tocados pelo público em geral, em especial as pessoas com deficiência visual, ensejando uma experiência tátil ímpar. Além disso, documentos históricos relevantes foram impressos para que os visitantes percebam as mudanças ocorridas através do tempo no território carioca. A exposição também é composta de banners explicativos que revelam importantes características históricas, iconográficas e devocionais dos subúrbios e outras localidades da cidade.
O projeto Jornada ao Oeste participou da inauguração, levando os alunos da Escola Municipal Célia Maria de Oliveira Camargo para conhecer esse rico acervo, criando vínculos de pertencimento e despertando para a necessidade de conservação deste patrimônio que é de todos.